Em Engenharia Ambiental

Publicado: Terça, 29 Dezembro 2020 16:47 | Acessos: 2208

PPGEAMB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental

Descrição: A Universidade Federal de Lavras tem destacada atuação nas questões ambientais, sendo reconhecida pela sua gestão com foco na sustentabilidade, e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAMB) vem para formar profissionais qualificados e com esse viés. Composto por uma equipe de docentes de diferentes formações, o programa visa atender a multidisciplinaridade com foco nas questões ambientais.

Objetivo: O PPGEAMB visa a capacitação acadêmica e profissional, com formação teórico-prática de caráter multidisiciplinar na área Ambiental; o desenvolvimento da consciência crítica-reflexiva, qualificação diferenciada na área de Engenharia Ambiental; formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, desenvolvimento, inovação e preservação do meio ambiente.

Periodicidade do processo seletivo: Semestral;

Aporte financeiro: Como fontes de recursos financeiros do PPGEAMB, cita-se projetos individuais e em grupo dos docentes, aprovados em diferentes agências de fomento, e o Proap, fornecido pela CAPES para programas de notas 3, 4 e 5.

Descrição das linhas de pesquisa:

Materiais e Meio Ambiente: Pesquisar e desenvolver materiais e processos de fabricação mais eficientes e ecologicamente adequados, resultando na fabricação de materiais biodegradáveis, reaproveitáveis e mesmo utilizáveis no tratamento de água.

Mudanças Climáticas, Energia e Poluição Atmosférica: Visa o desenvolvimento de projetos para avaliação dos processos atmosféricos (hidrometeorologia, deposição e dispersão atmosférica) e energéticos (máquinas térmicas e eficiência), bem como a influência de atividades naturais e antropogênicas nestes mecanismos.

Saneamento e Geotecnia Ambiental: O discente poderá desenvolver trabalhos no tratamento de água, no tratamento/aproveitamento de águas residuárias e resíduos sólidos, assim como na investigação do subsolo e água subterrânea, avaliação da estabilidade de taludes e na recuperação de áreas degradadas.

Composição do colegiado: aqui.

Clique aqui para acessar o site do programa.