Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French Italian Russian Spanish

Informações sobre as cerimônias de colação de grau de 2023/2

Publicado: Quinta, 19 Outubro 2023 10:10 | Acessos: 1174

A cerimônia de Colação de Grau dos formandos de 2023/2 da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024. Confira os procedimentos e a agenda para a Colação de Grau:

 

Os formandos devem estar atentos aos seguintes pontos:

1- em caso de interesse, preenchimento do formulário de candidatura a orador, juramentista, formando para entrega de homenagem e escolha de homenageados (professor e técnico-administrativo);

2- instruções para egressos que colaram e colarão grau no período 2023/2 e desejam participar da colação;

3- datas e horários de retirada de beca e das colações de grau

4- procedimentos de assinatura de ata digital e retirada de certificado digital (as informações estão disponíveis na Resolução Normativa CEPE Nº 055, DE 6 DE JUNHO DE 2023)

 

Cronograma para escolha de orador, juramentista, entrega de homenagem e homenageados

19 a 23/10/2023 - período para formandos se candidatarem a juramentista e orador -  1 orador por colação de grau e 1 juramentista por colação de grau;

O formando deve se candidatar pelo formulário que será enviado pelo grupo de e-mail dos formandos. Caso o próvavel formando não receba o formulário, deve entrar em contato com o Cerimonial, exclusivamente via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

25/10/2023 - divulgação dos candidatos e/ou resultados pelas listas de e-mail dos prováveis formandos;

26 a 31/10/2023 - votação entre os formandos para homenageados, caso haja necessidade de votação (os formandos receberão pelo e-mail o link de votação);

1/11/2023 - divulgação de resultado das votações entre os formandos;

Todos os resultados de votação serão enviados pelo e-mail institucional da lista dos prováveis formandos.

Para se preparar para a solenidade, os formandos devem estar presentes em outras atividades, conforme a programação abaixo:

 

Cronograma das sessões de colação de grau 2023/2

Datas e horários das colações (local: Ginásio 1 da UFLA - próximo ao Câmpus Histórico)

31/1/2024 (quarta-feira)

8h às 10h: entrega de becas aos formandos das seguintes unidades acadêmicas: ICET, FZMV, FCS e EENG (local: Ginásio da UFLA - próximo ao Câmpus Histórico).

Quarta (31/1/2024)

Unidade Acadêmica

Cursos de Graduação

10h30

EENG (ESCOLA DE ENGENHARIA)

Engenharia Agrícola

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Civil

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Materiais

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

 

Informações importantes

• Em hipótese alguma será permitida a participação na colação de grau de formandos que não tenham concluído os requisitos exigidos. Não existe colação de grau simbólica.

• Não haverá ensaio para a colação de grau. O Cerimonial irá disponibilizar um vídeo explicativo sobre a colação aos formandos.

• Não é permitido fotógrafo particular para cada formando nas colações. A comissão de formatura contrata uma empresa de fotografia, que entra em contato com todos os formandos após a colação. Além disso, a equipe da Diretoria de Comunicação faz a cobertura fotográfica do evento e disponibiliza no site da UFLA.

• O formando deve pegar a beca obrigatoriamente no horário e dia indicados acima. Só cola grau o formando que retirar sua beca e assinar a lista oficial de retirada, no dia de entrega das becas. Outra pessoa, indicada pelo formando, pode retirar a beca desde que o nome do formando esteja na lista. Não é necessário avisar ao Cerimonial quem irá pegar a beca no lugar do formando, é só chegar no horário indicado e realizar o pagamento.

• O valor do aluguel da beca é de 100 reais por formando (o valor pode ser pago em dinheiro ou pix). Cada formando deve deixar, ao retirar a beca, um caução (cheque ou valor em dinheiro) no valor de 200 reais, que será entregue na devolução da beca, logo após cada colação de grau. Os formandos em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão isentos do aluguel; porém, o caução é obrigatório a todos os formandos.

• Haverá beca para todos os formandos, mesmo para aqueles que não participaram das fotos dos convites.

• O formando deve chegar ao local da colação pelo menos meia hora antes do início da solenidade para tirar fotos e se acomodar em seu local, que estará marcado com seu nome.

Outros eventos (missa, culto, aula da saudade, festas): a comissão de formatura organiza todos os demais eventos da formatura. O Cerimonial da UFLA organiza somente a colação de grau. Para informações sobre os demais eventos, entrar em contato com a comissão: Instagram: @idealizecomissaoufla ou Bruna: (34) 99239-0071

Formandos que colaram grau especial durante o período 2023/2 e queiram participar da colação de janeiro/2024: o Cerimonial entrará em contato via e-mail institucional para confirmar a presença. Somente participarão da colação oficial aqueles que confirmarem presença pelo e-mail no prazo estabelecido. O formando deve retirar a beca como os demais, participará de todos os ritos da colação como os demais, vestido de beca.

Formandos filhos de servidores da UFLA: enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o nome do formando, curso, nome do pai ou mãe que trabalha na UFLA e setor (Neste caso, os pais entregam o certificado ao formando). Caso não receba confirmação do e-mail, entrar em contato por telefone.

Formando estrangeiro: enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o país de origem. Neste caso, o hino do país do formando é tocado na colação de grau. Caso não receba confirmação do email, entrar em contato por telefone.

Colação por procuração: Caso o formando não possa estar presencialmente na cerimônia e não pode aguardar a próxima colação de grau especial, é possível colar grau por procuração. Favor enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para solicitar informações. Prazo: 15/12/2023. Caso o formando não envie a procuração até esta data, não será possível a colação por Procuração.

Dúvidas relativas à cerimônia de colação de grau devem ser esclarecidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dúvidas relativas aos procedimentos de colação de grau, diploma, lista de formandos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Durante a formatura, os formandos 2023/2 deverão confirmar a presença na colação de grau, que se dará com a confirmação da assinatura da lista de presença na solenidade, juntamente com a confirmação da assinatura da ata de colação de grau no SEI, no dia posterior (as assinaturas deverão ser realizadas de 01/02/2024 até 02/02/2024, às 12h). O estudante que deixar de cumprir qualquer um dos dois procedimentos de assinatura será considerado AUSENTE.

Lembramos, também, a importância dos procedimentos de assinaturas para aqueles estudantes de cursos do ciclo avaliativo do ENADE/2023, pois a ausência na colação de grau implicará, além do trancamento da matrícula (previsto na Resolução CEPE nº 473 e na Instrução Normativa Prograd 19/2022), na dependência de regularização da situação do exame junto ao INEP para poder futuramente colar grau.
 
Para o primeiro acesso no SEI, consulte o tutorial do primeiro acesso.