Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Em Engenharia Agrícola

Publicado: Terça, 29 Dezembro 2020 16:48 | Acessos: 843

PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

 

 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (PPGEA) foi criado em março de 1990 na antiga “ESAL”, hoje UFLA. O início do Programa ocorreu no ano de 1990. As primeiras dissertações foram concluídas dois anos após o início do Programa. Em 1994, o Programa recebeu o seu primeiro conceito, tendo sido classificado como Curso “A” de acordo com a avaliação da Divisão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação da CAPES, equivalente atualmente ao conceito 5. O nível de doutorado foi aprovado pela CAPES em 2002 e novas linhas de pesquisa foram criadas. Em 2010 o PPGEA deixa de atuar na área de concentração em recursos hídricos, se reestruturando conforme novo regulamento do PPGEA aprovado em 2010, sendo regido pelo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Strito Sensu (Resolução CEPE Nº 256 de 2016). O PPGEA com os cursos de mestrado e doutorado tem como principais objetivos capacitar profissionais para atuar como docente ou pesquisador na área da Engenharia Agrícola e também gerar conhecimentos, tecnologias, novos produtos ou processos em suas linhas de pesquisa de: Construções, Ambiência e Tratamento de Resíduos; Instrumentação; Máquinas e Mecanização Agrícola; Processamento de Produtos Agrícolas; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. O programa conta com seleção semestral de alunos, e tem aporte financeiro principalmente em projetos de pesquisa. As finalidades do PPGEA são: Capacitação de profissionais de áreas afins para atuar como docente ou pesquisador; Proporcionar o aprimoramento dos conhecimentos para solucionar, de forma competente, as questões relativas à Engenharia Agrícola; Contribuir para o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos inovadores ambientalmente compatíveis; desenvolver processos educacionais inovadores que promovam o desenvolvimento humano qualificado e a cidadania; Fundamentar as condutas científicas e pedagógicas em padrões éticos e socialmente corretos.

        Aos concluintes serão conferidos os títulos de Magister Scientiae (M. Sc.) ou Doctor Scientiae (D.Sc.) em Engenharia Agrícola, de acordo com as normas e regulamentos vigentes.

         O corpo docente está composto por doutores formados em renomadas instituições do Brasil e do Exterior, compatível com a demanda gerada pelas disciplinas e linhas de pesquisa.

Composição do colegiado: aqui.

Clique aqui para acessar o site do programa.