Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Rotinas CSI - Graduação

Publicado: Sexta, 10 Dezembro 2021 17:43 | Acessos: 2742

ATENÇÃO! PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO E RECEBIMENTO DE REQUERIMENTOS:

 

Envio de formulários:
 
    A partir de 2/1/2023 os processos de rotinas acadêmicas devem ser abertos pelos estudantes via SEI (sei.ufla.br) utilizando o Módulo de Peticionamento Eletrônico. Informações: https://portalsei.ufla.br/ ou 'Como iniciar um processo'. 
 
   • Atenção para o primeiro acesso de estudantes ao SEI: tutorial
 
Link para acesso ao SEI!

    É responsabilidade do estudante o preenchimento correto, que deverá ser totalmente por digitação. Em relação à assinatura, em conformidade com a Portaria MEC nº 360/2022, a convencional (manuscrita) deixa de ser utilizada, pois foi substituída pela assinatura eletrônica do cidadão, emitida pelo GOV.BR. Portanto, acesse o tutorial a seguir para aprender como inserir a assinatura eletrônica no documento no campo definido nos formulários para assinatura do estudante, pelo link https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica.


 
  • Como acessar o e-mail institucional da UFLA: http://gsuite.ufla.br/como-acessar/.
  • Como utilizar o SEI: Portal Ufla e tutoriais.
  • Tutorial para Peticionamento Intercorrente no SEI!
  • Como realizar renovação e matrícula em CC no SIG: ver tutorial
  • Qualquer dúvida, solicitar auxílio para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
  • Acesse o manual no link a seguir para conhecer mais sobre procedimentos da vida acadêmica dos discentes da EENG/UFLA: Manual do discente.

 

Recuperação de Trabalhos Escolares, Regime Especial e Abono

Orientações: Tutorial Requerer Recuperacao de trabalhos escolares Regime Especial e Abono

Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica-> análise do Colegiado de Curso/Unidade Acadêmica -> lançamento SIG -> arquivamento DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN-PRG 021/2022.

• Você tambem pode ver informações sobre a Recuperação de Trabalhos Escolares, Regime Especial e Abono no site da PROGRAD clicando aqui.

Afastamento para participação em atividades de extensão e similares

Orientações: Faça login no SIG e acesse Documentos Acadêmicos > Requerimentos Específicos > Requerer Recuperação de trabalho escolar, Regime especial ou Abono.

Formulário: Emitido no SIG.

Tramitação: Discente -> envio à PROEC para protocolo, análise e lançamento SIG -> arquivamento PROEC.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROEC 001/2019.

Aproveitamento de Componentes Curriculares

Orientações: Clique Aqui! Entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Formulário: Aproveitamento de Componentes Curriculares

Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica -> análise do Colegiado de Curso/Unidade Acadêmica -> lançamento SIG - publicação SIPAC -> arquivamento DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD 010/2021.

Você tambem pode ver informações sobre o Aproveitamento de Componentes Curriculares no site da PROGRAD clicando aqui.

Autorização para Aproveitamento Extraordinário de Componentes Curriculares

Orientações: Entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Formulário: Requerimento para Autorização de Aproveitamento de Componentes Curriculares

Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica -> análise do Colegiado de Curso/Unidade Acadêmica -> lançamento SIG - publicação SIPAC -> arquivamento DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD 010/2021. 

Você tambem pode ver informações sobre a Autorização para Aproveitamento Extraordinário de Componentes Curriculares no site da PROGRAD clicando aqui.

Componente Curricular Complementar
Normatização Geral: Resolução CEPE 473/2018 e IN-PRG nº 013/2021.
Orientações Gerais: Clique Aqui!

As cópias dos documentos comprobatórios deverão ser numeradas sequencialmente e, na mesma ordem em que os respectivos CCC foram indicados no formulário II; entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

1.1. No caso de estudante do curso de Engenharia Mecânica:
1.2. No caso dos estudantes do curso de Engenharia Química:

1.3. No caso dos estudantes dos demais cursos:

  Você tambem pode ver informações sobre o Component Curricular Complementar no site da PROGRAD clicando aqui.

Aluno Ouvinte 

Orientações: É necessário preencher o formulário: Termo de Responsabilidade.

Formulário: Termo de responsabilidade do aluno ouvinte.(PDF)

Tramitação: Discente -> entrega DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PRG 019/2019

Você tambem pode ver informações sobre o Aluno Ouvinte no site da PROGRAD clicando aqui.

Componente Curricular Isolado (SUSPENSO)
Orientações: O formulário, entregue conforme cronograma acadêmico vigente, deve ter todos os campos preenchidos.

Formulário: SUSPENSO

Tramitação: Candidato -> entrega na DRCA para protocolo, análise e publicação SIPAC -> candidato -> matrícula DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PRG nº 012/2019.
Dilação de Prazo
  • Orientações: DRPE.
  • Formulário: Formulário (DOCX)
  • Tramitação: Discente -> entrega na Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica para protocolo -> análise da Coordenadoria de Secretaria Integrada/Colegiado de Curso -> publicação SIPAC -> providências (se necessário) e arquivamento na DRCA.
  • Normatização: Título VIII. Capítulo IV. Resolução CEPE 473/2019.
  • Você tambem pode ver informações sobre a Dilação de Prazo no site da PROGRAD clicando aqui.
Exame de Suficiência
  • Orientações: Clique aqui. Entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

  • Tutorial do Exame de suficiencia:Clique aqui.

  • Formulário: Clique aqui.

  • Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica -> análise do Colegiado de Curso -> publicação SIPAC -> encaminhamento aos Departamentos -> avaliação no Departamento -> lançamento SIG e arquivamento DRCA.

  • Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PRG nº 015/2021.
  • Restrições por curso por componente curricular: Consulte a Secretaria Integrada das Unidades Acadêmicas.
  • Você tambem pode ver informações sobre o Exame de Suficiência no site da PROGRAD clicando aqui.
Justificativa de Ausência – Recepção de Calouros
  • Orientações: Entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

  • Tutorial para Justificar AusênciaTutorial - Justificativa para ausência na recepção de calouros

  • Formulário Geral: Requerimento_justificativa-calouros.docx

  • Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica -> análise do Colegiado de Curso/Unidade Acadêmica -> publicação SIPAC.

  • Normatização:  Artigo 41 da Resolução CEPE 473/2018.

  • Você tambem pode ver informações sobre a Justificativa de Ausência – Recepção de Calouros no site da PROGRAD clicando aqui.
Mérito Acadêmico

Orientações: A cada semestre letivo é publicada notícia no site da EENG (menu lateral: Mérito Acadêmico) e a entrega segue conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Formulário: Não há padrão/modelo para o currículo. Leia a normatização.

Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica -> análise do Colegiado de Curso -> divulgação no dia da Colação de Grau Oficial.

Normatização: Resolução CEPE nº 176, de 16 de novembro de 2021

  Você tambem pode ver informações sobre o Mérito Acadêmico no site da PROGRAD clicando aqui.

 

Migração de Matriz Curricular

  • Orientações: Entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.
  • Tutorial  de Migração de Matriz Curricular: Clique aqui

  • Formulário: migracao_matriz.docx

  •  Tramitação: Discente -> entrega na Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica para protocolo -> análise Coordenadoria de Secretaria Integrada/Colegiado de Curso -> publicação SIPAC -> providências (se necessário) e arquivamento na DRCA.

  •  Normatização: Resolução CEPE 473/2018.

  • Você tambem pode ver informações sobre o Migração de Matriz Curricular no site da PROGRAD clicando aqui.
Mobilidade Acadêmica

Orientações: para maiores informações entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (mobilidade nacional - ANDIFES) ou com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (mobilidade internacional).

Tramitação: Discente -> entrega e demais trâmites na Coordenadoria de Secretaria Integrada (Mobilidade Nacional) ou DRI (Mobilidade Internacional) ou SIG (quando Estágio Nacional dentro do prazo).

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD nº 017/2022.

  Você tambem pode ver informações sobre a Mobilidade Acadêmica no site da PROGRAD clicando aqui.

 
Regime Diferenciado (RD)

Orientações: Apenas para discente em Mobilidade Acadêmica (nacional ou internacional).

Formulários: Requerimento de Regime Diferenciado e Requerimento de solicitação de integralização de Componente Curricular.

Tramitação: Envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica.

Normatização: IN PROGRAD nº 20/2022 e IN PROGRAD nº 017/2021.

  Você tambem pode ver informações sobre o Regime Diferenciado (RD) no site da PROGRAD clicando aqui.

 
Trancamento Geral de Matrícula

Orientações: O trancamento deve ser realizado durante as etapas de renovação de matrícula no SIG. Após esse período, via requerimento à CSI-EENG conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Formulário: trancamento_geral_matricula.docx

Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica -> análise Coordenadoria de Secretaria Integrada/Colegiado de Curso -> publicação SIPAC -> providências (se necessário) e arquivamento DRCA.

Normatização: Artigo 98 parágrafo 3 da Resolução CEPE 473/2018.

  Você tambem pode ver informações sobre o Trancamento Geral de Matrícula no site da PROGRAD clicando aqui.

 
Requerimento Padrão

Orientações: Clique aqui e qualquer dúvida, solicitar auxílio pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Formulário: padrao.docx

Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica -> acompanhamento da tramitação no SIPAC.

Normatização: Legislação Educacional vigente e Resoluções/Regulamentos da UFLA.

  Você tambem pode ver informações sobre o Requerimento Padrão no site da PROGRAD clicando aqui.

 
Reconsideração de Decisão Anterior (RECURSO)

Orientações: Secretarias Integradas das Unidade Acadêmicas.

Formulário: Formulário (DOCX).

Tramitação: Discente -> envio via e-mail para a Coordenadoria de Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica -> análise Coordenadoria de Secretaria Integrada(quando houver)  -> análise Colegiado de Curso(quando houver)  -> análise Congregação da Unidade Acadêmica (quando houver) ->  análise CONGRAD (quando houver) -> providências (quando houver) -> publicação SIPAC -> arquivamento DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e Instruções Normativas Complementares.

Você tambem pode ver informações sobre o Reconsideração de Decisão Anterior (RECURSO) no site da PROGRAD clicando aqui.