Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Em Engenharia de Sistemas e Automação

Publicado: Terça, 29 Dezembro 2020 16:47 | Acessos: 503

PPGESISA - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Automação (PPGESISA) visa a formação de profissionais (mestres) que abordam os conceitos, metodologias e técnicas para o desenvolvimento, caracterização e avaliação de desempenho de sistemas computacionais e sistemas embarcados para aplicações nos setores residencial, industrial e agroindustrial.

O PPGESISA pretende formar mestres com sólidos conhecimentos na área de Engenharia de Sistemas e Automação, e que tenha capacidade de conceber e projetar soluções. O egresso do PPGESISA será capacitado para expressar corretamente na forma oral e escrita, bem como possuir habilidades didáticas.

Objetivo do PPGESISA consiste na formação de recursos humanos qualificados para atuarem como professores e pesquisadores em instituições de ensino e/ou pesquisa, bem como profissionais de empresas capazes de compor equipes para o desenvolvimento de projetos e produtos com alto padrão tecnológico e de qualidade.

O PPGESISA oferece semestralmente 12 vagas e conta com o financiamento Proap e com verba de projetos aprovados pelos docentes em órgãos de fomento (CNPq, CAPES e FAPEMIG). Ao total são 15 projetos de pesquisa e 1 de extensão financiados em vigência. 

A Área de Concentração do PPGESIA é intitulada Engenharia de Sistemas e Automação (Engenharias IV) e o programa possui duas linhas de pesquisa: (1) Sistemas Inteligentes e (2) Automação e Instrumentação de Sistemas.

A linha de pesquisa (1) visa o desenvolvimento de sistemas computacionais para modelagem e solução de problemas reais explorando técnicas inspiradas pelo funcionamento do cérebro humano ou baseadas em processos encontrados na natureza (sistemas bio-inspirados). Abrange aprendizado de máquina, redes neurais artificiais, sistemas fuzzy, reconhecimento de padrões e análise de clusters, inteligência computacional, análise e processamento de sinais e imagens, visão computacional e computação evolutiva.

A linha de pesquisa (2) é dedicada ao estudo, monitoramento e concepção de sistemas modernos e suas especialidades. Contempla a criação de novos sistemas, ainda mais complexos e que ofereçam mais funcionalidades e desempenho. Abrange as áreas de veículos e cidades inteligentes, robótica móvel, desenvolvimento de novos sensores, sistemas de telecomunicações e multimídia, e metrologia óptica.

No link abaixo está dsponível um documento de apresentação detalhada do PPGESISA.

Apresentação PPGESISA
 
Composição do colegiado: aqui.

 

Clique aqui para acessar o site do programa.